Prezados Irmãos, Funcionários, Utentes e demais Comunidade,
Conheço o costume dos Provedores eleitos dirigirem uma mensagem a todos os Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, no entanto, e desde logo, permitam-me que alargue o campo de destinatários desta mensagem, passando a dirigir-me a todos, sem ordem ou exceção, pretendendo que a presente mensagem possa chegar a todos aqueles que de alguma forma tenham laços com esta grande Instituição.
A minha caminhada dentro da Instituição começa agora, porém como Irmã, e até como parte contrária, estive presente desde muito nova, sempre com o objetivo último de cooperar na busca da Justiça, valor esse que entendo dever ser a trave mestra de qualquer Instituição. Acredito que tal demanda foi reconhecida por todos aqueles Irmãos que, acreditando num novo rumo, compareceram ao ato eleitoral, e de forma expressiva, demonstraram a sua vontade de mudança, entregando em nossas mãos os destinos da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire.
Volvidos quinze dias da Tomada de Posse, após horas de árduo trabalho, nós Mesários, e demais Órgãos Sociais eleitos, tomamos consciência do atual estado da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, e infelizmente, não podemos esconder ou negar que nos deparamos com problemas gritantes e com um péssimo cenário financeiro. Efetivamente, as dificuldades são, e serão, uma constante, porém, não iremos desistir ou baixar os braços. Estamos verdadeiramente empenhados em cumprir com o que nos propomos, reiterando a nossa vontade, honrando o compromisso assumido. No entanto, sabemos que, antes de mais, tudo temos de fazer para estabilizar as Contas da Instituição, e não podemos deixar de lançar mão de todos os mecanismos necessários a tanto, o que também sabemos não ser tarefa fácil. Porém, prometemos ser justos e equitativos nesta nossa primeira missão, e da qual depende todos os nossos demais objetivos e ambições.
Pelo que, a presente mensagem é também um convite a todos aqueles que, de alguma forma, nos possam ajudar, já que o futuro da Instituição depende de todos nós! Chegou a hora de, antes de todo o mais, darmos a conhecer as dificuldades encontradas, mostrarmo-nos abertos ao diálogo, aceitarmos sugestões e ajudas, sempre com a consciência da nossa missão perante tão nobre Instituição.
Na certeza que esta será a primeira de muitas mensagens, não me irei alongar, e por fim, resta-me rogar a Nossa Senhora da Misericórdia que nos ilumine nas adversidades, e nos ajude a enfrentar todas as dificuldades que já reconhecemos, e as que iremos encontrar, neste longo caminho, que com fé, nos propomos trilhar. Desejo a todos um feliz ano de 2023, com votos de muita saúde e a bênção de Deus!
A Provedora,
Débora Soares